Fonoaudiologia

Voz: Previne e melhora os distúrbios da voz, atuando no aperfeiçoamento e promoção da saúde vocal, tanto na fala como no canto, até a reabilitação das disfonias. A fonooncologia, por exemplo, atua em todos os aspectos e possibilidades de reabilitação do indivíduo que tenha sido acometido por câncer de cabeça e pescoço. O fonoaudiólogo também ensina técnicas que auxiliam a correta postura e seu uso quanto a respiração e impostação vocal, para quem trabalha na área de telemarketing e em meios de comunicação oral.

Linguagem: Estuda problemas relacionados com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, faz diagnósticos de atrasos ou retardos de linguagem, estabelece o tratamento para a habilitação de crianças com atraso ou deficiência desta ordem. Faz avaliação, diagnóstico, prognósticos e estabelece tratamentos para pacientes que adquiriram a linguagem mas a perderam ou passam a apresentar algum distúrbio ou anormalidade por algum motivo, a exemplo de quem sofreu lesões no sistema nervoso.

Disfagia: Definida como dificuldade de deglutição. Caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças. Pode ser causada por alterações neurológicas e locais obstrutivas, como as doenças tumorais do esôfago.O propósito fundamental da identificação da causa da disfagia consiste em selecionar o melhor tratamento que pode variar desde a reabilitação fonoaudiológica, a alteração de consistência dos alimentos para evitar a aspiração do conteúdo para o pulmão e pode ter um foco completamente diferente como o cirúrgico, no caso de doenças neoplásicas do esôfago.

Motricidade Orofacial: Estuda a musculatura da face, boca e língua. Soluciona problemas relacionados à: sucção, mastigação, deglutição, respiração, posicionamento da língua de modo errado, dificuldade ou impossibilidade de deglutir alimentos de forma segura que são chamadas de disfagias. Trata também do mau alinhamento dentário, quando a músculatura é flacida: bruxismo. Realiza avaliações, diagnóstico, prognósticos e estabelece tratamentos para pacientes com comprometimento de alguma das funções primeiramente descritas e que afetam a região da cabeça e pescoço. Também atua na área de estética para quem quer um rosto mais redondo ou mais quadrado ou músculoso e quem tem rugas no canto dos olhos e em outras partes do rosto através de exercícios musculares.

Educacional: O trabalho da Fonoaudiologia Escolar é de orientação, estimulação e detecção de problemas na área de voz, de comunicação oral e escrita e audição, tendo como população-alvo alunos, pais e professores. É de competência do fonoaudiólogo, desenvolver trabalho de prevenção, participação da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos.

TEM DÚVIDAS SOBRE ESSA ESPECIALIDADE?

ENVIE SUA PERGUNTA